Notícias Pesquisador do Laboratório de Inovação em Governo do MIT visita a CAPES
GESTÃO

Pesquisador do Laboratório de Inovação em Governo do MIT visita a CAPES

Publicado: 28/07/2023 16:38 Última Atualização: 28/07/2023 16:38

Fundação é objeto de estudo de caso sobre modelos inovadores de gestão pública.IMAGEM VISITA LABORA

A Diretoria de Gestão da CAPES (DGES) recebeu na quinta-feira, 27, o pesquisador indiano Vineet Abhishek, do Laboratório de Inovação em Governo do Massachusetts Institute of Technology (MIT GOV/LAB), dos Estados Unidos. O objetivo do pesquisador é realizar um estudo de caso focado em novos modelos de trabalho desenvolvidos no Brasil pelo LA-BORA! Gov, laboratório de gestão inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de outros casos de sucesso na Administração Pública brasileira.

A linha de pesquisa de Vineet Abhishek envolve ações que permitem que servidores públicos trabalhem em projetos de inovação intragovernamentais e desenvolvam novas habilidades, enquanto continuam vinculados aos seus órgãos de origem. O foco do estudo no âmbito do LA-BORA! Gov está em dois modelos de trabalho: Free-LA e Time Volante. Ambos os modelos têm como objetivo simplificar e expandir as possibilidades de trabalho para os servidores, sem gerar custos adicionais para a Administração Pública.

Rodrigo Lamego, diretor de Gestão, acredita que o estudo pode beneficiar a CAPES, uma vez que, após a divulgação dos resultados da pesquisa, a Coordenação poderá implementar novas tecnologias e procedimentos operacionais adequados à realidade da instituição. "A CAPES está constantemente buscando a capacitação dos seus servidores, para que possam conhecer e implementar as melhores práticas no serviço público. Dessa forma, contribui diretamente para a melhoria da Educação e consequentemente para a sociedade brasileira, que recebe os seus serviços”, explana Lamego.

Amanda Menezes, coordenadora de Análise Técnica da CAPES, já participou do Time Volante e atualmente integra o Free-LA do LA-BORA!. A servidora contou a Abhishek sobre sua experiência em inovação no serviço público, de que forma os novos modelos impactaram seu ambiente de trabalho na CAPES e agregaram valor à sociedade. "Eles sentem que temos muita responsabilidade na CAPES, porque lidamos com ações muito diversas de fomento da educação de jovens e da pesquisa, que são áreas cruciais para o Brasil, que é um país de realidades muito diversas", complementa Amanda.

Durante o encontro, foram apresentadas as competências da CAPES em relação a programas, ações e inovações educacionais, científicas e tecnológicas. O visitante teve a oportunidade de conversar ainda com o diretor de Gestão da CAPES, Rodrigo Lamego, o coordenador-geral de Prestação de Contas e Cobrança Administrativa (CGPCA), Weder Vieira, e demais coordenadores e servidores da CGPCA, de quem colheu opiniões sobre as ações, metodologias e desafios da inovação na área educacional e de gestão pública.

Segundo o pesquisador do MIT, que também é servidor público, o ponto que mais chamou sua atenção foi o conjunto de ações da CAPES para o fomento da Educação Básica. O Sistema UAB e as ações da Agência para reduzir as assimetrias regionais e democratizar o ensino público foram os destaques que Abhishek pretende levar como casos de sucesso, a fim de inspirar o governo de seu país.

"A questão da Educação Básica é um desafio tanto no Brasil quanto em outros países em desenvolvimento. Brasil e Índia têm desafios em comum, apesar de muitas diferenças. A CAPES tem muito a ensinar, principalmente no que diz respeito a como a educação alcança lugares bem distantes e com assimetrias regionais tão distintas", ressalta Vineet Abhishek. A experiência e os conhecimentos adquiridos durante sua visita à CAPES contribuirão para essa iniciativa global de melhoria do serviço público por meio da inovação e da colaboração.

O estudo de caso será publicado na plataforma global de inovação em governo do MIT, com o intuito de disseminar essas práticas e inspirar governos em todo o mundo a adotar ações inovadoras em geral, bem como novos modelos flexíveis de trabalho no setor público.