Usuários dos sistemas da CAPES poderão usar identificador ORCID
A partir da próxima segunda-feira, 15, usuários de diversos sistemas da CAPES poderão fazer login com seus identificadores ORCID, um código único de 16 dígitos que pesquisadores, estudantes e professores podem obter gratuitamente. A ferramenta serve para conectar pessoas e suas contribuições.
Usuários nacionais, cadastrados com o CPF, podem adicionar o identificador ORCID em duas ocasiões: quando fizer seu cadastramento ou depois, na funcionalidade “alterar meus dados”. Já os estrangeiros têm a possibilidade de se cadastrar com o ORCID ou incluir o código de identificação para um usuário já cadastrado.
A novidade permitirá que as informações do identificador ORCID sejam visualizadas no sistema de administração da CAPES. Os servidores que acessarem a ferramenta poderão conferir os dados na opção “gerenciar usuário”.
Para acessar o manual de integração do ORCID e os sistemas da CAPES, clique aqui.
ORCID
A ORCID é uma Organização sem Fins Lucrativos apoiada por uma comunidade global composta por organizações de pesquisa, editoras, financiadores e associações profissionais, entre outras entidades. Ela conecta indivíduos e suas contribuições profissionais a qualquer momento e permite o reconhecimento de todo tipo de contribuição e inovação em pesquisa.
CONECTI
A utilização do ORCID nos sistemas da CAPES é fruto da participação da Coordenação no consórcio CONECTI. Entre as ações e metas da iniciativa, está o estímulo ao uso de Identificadores Persistentes, registros que garantem identificação e localização de pessoas e objetos digitais de forma permanente.