Nova ferramenta ajuda a combater lixo eletrônico
Poderoso filtro já está disponível
Quem não aguenta mais receber e-mails estranhos pode comemorar. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) lançou um recurso que vai separar o joio do trigo, eliminando as mensagens intrusas (spam) antes da chegada em nossas caixas.
Disponível no endereço https://spam.capes.gov.br/, o filtro funciona em tempo real, e promete afastar até 85% das mensagens eletrônicas indesejáveis. Para acessá-lo, basta usar os mesmos login e senha de rede.
Todo e-mail vindo da internet passa pelo Sistema AntiSPAM A ferramenta avalia a confiabilidade do remente, checando se o endereço de máquina associado à mensagem (o chamado IP) está em alguma lista de suspeitos.
O filtro também avalia se o e-mail tem conteúdo genérico de propaganda ou se traz ameaças. Outro recurso investiga a existência de arquivos maliciosos, que podem executar vírus ou outras agressões.
Podemos (e devemos) revisar as ações da peneira eletrônica, sinalizando quais mensagens são de fato maliciosas. Assim, a DTI poderá aperfeiçoar o recurso, e nós conseguiremos recuperar mensagens classificadas erradamente.
Devemos também evitar o uso do endereço institucional para assuntos pessoais. Anexos podem trazer ameaças, então vale a pena confirmar o envio com o remetente. Nunca responda a mensagens de spam ("clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens", ou "responda a esta mensagem com o assunto 'Retirar' para excluir seu e-mail de nosso banco de dados").
Em suma, nunca abra anexos ou clique em links se tiver suspeitas sobre o conteúdo. Nossa segurança depende de toda a colaboração possível!
Leia o manual de uso da ferramenta antispam aqui.
Dúvidas? Fale com a Central de Atendimento (CATI): 2022-6170 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..