Notícias CAPES avança em governança, proteção de dados e integridade
RETROSPECTIVA 2023

CAPES avança em governança, proteção de dados e integridade

Publicado: 28/12/2023 11:33 Última Atualização: 28/12/2023 11:33

BANNER LGPDFortalecimento institucional e inovação são prioridades da gestão atual

A Coordenação-Geral de Governança e Planejamento (CGGOV) da CAPES completou um ano de atuação em outubro. Este período foi marcado por ações para promover boas práticas de governança com foco em iniciativas de integridade, proteção de dados e planejamento estratégico.

Em junho de 2023, a CAPES iniciou a elaboração do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) para o próximo quadriênio (2024-2027). Este processo passa por diversas etapas como definição de missão, visão, objetivos e valores, além de diagnóstico, indicadores e projetos. O PEI é fundamental para guiar as ações e investimentos da Fundação e será lançado no primeiro trimestre de 2024.

Ainda neste ano, a Fundação tomou medidas para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e garantir a segurança dos dados de seus beneficiários. Isso incluiu a criação de uma política de privacidade e proteção de dados, revisão de sistemas, fluxos, formulários e processos que envolvem informações pessoais, além da revisão dos normativos internos.

Outro marco importante foi a criação do Comitê Técnico de Integridade (CTI) pela Portaria nº 210/2023. O grupo oferecerá subsídios para políticas, diretrizes e planos relacionados à integridade, transparência e acesso à informação na CAPES.